
Bolo gelado de hortelã, e frutas
Existe coisa mais gostosa que um chá bem quentinho e um bolinho no inverno? Aquece até a alma. Por isso, a receita de hoje é um bolo gelado de hortelã e frutas, uma combinação super diferente para sair um pouco da rotina e inovar nessa estação. A princípio, pode até parecer um pouco inusitado: afinal, um bolo gelado no inverno? Mas o contraste entre uma bebida quente e esse bolinho de frutas crocante é primoroso.
Além do mais, com a queda das temperaturas, todas as frutas do tipo silvestre ficam mais baratas e acessíveis. Morango, amora, mirtilo, cereja, groselha… São perfeitas para a estação e nos permitem fazer deliciosas receitas. Porque não aproveitar? Essas frutas não só adicionam um sabor fresco e vibrante ao bolo, mas também trazem uma explosão de cores que tornam qualquer sobremesa mais atraente e apetitosa.
Por todos esses motivos, eu recomendo que você experimente. Esta é uma receita muito básica e versátil, mas que fica muito bonita até para servir em ocasiões especiais. O bacana é que você pode adaptar à sua região, usando frutas que são mais acessíveis a você. Se não encontrar mirtilos ou amoras frescas (como usei), pode substituí-los por outras frutas silvestres disponíveis.

vamos a receita?
Bolo gelado de hortelã e frutas
Equipment
- 1 tigela
- 1 Forma média (18cm)
Ingredients
- 2 xícaras de chá de farinha de trigo (peneirada)
- 1 xícara de chá de açúcar mascavo
- 200 gr de manteiga
- 2 ovos
- 2 colheres de sopa de sopa de leite
- 1 colher de chá de extrato de baunilha
- 1 colher de chá de fermento
- 1 maço pequeno de hortelã
- algumas frutas silvestres (amora, mirtilo)
Para a calda
- 10 colheres de sopa de leite
- 10 colheres de sopa de açúcar confeiteiro
Instructions
- Ligue o forno a 180º. Unte uma forma pequena/média.
- Em uma tigela, adicione a manteiga e o açúcar e bata com um batedor ou batedeira, até virar um creme homogêneo.
- Acrescente os ovos e o leite e mexa bem.
- Aos poucos adicione a farinha, sempre mexendo, até incorporar na massa. Não use batedeira, mexa delicadamente. Quando restar apenas um pouco de farinha para adicionar, adicione junto o extrato e o fermento e mexa delicadamente.
- Adicione as frutas na massa, bem como a hortelã picada. Quanto mais frutas mais saboroso, então fica a seu critério.
- Adicione a massa na forma e leve para assar por 15 minutos. Após esse período abra a tampa do forno para ver se está no ponto (com o teste do garfo no meio). O tempo vai variar muito da forma. Como eu usei uma forma mais larga e menos profunda, assou bem mais rápido. Então fique de olho.
Calda e finalização
- Em uma tigela média, adicione o açúcar e o leite e misture até ficar em uma consistência cremosa.
- Coloque por cima do bolo e decore a gosto com frutas e hortelã.
- Leve a geladeira por no mínimo 1 hora. Sirva gelado.
