Que tal encerrar o outono com essa deliciosa Torta de banana com canela e chantilly? Vocês sabem que eu amo tortas doces e estou sempre fazendo uma de acordo com a estação e o sabor de banana com canela é o meu escolhido para esse outono. Por isso hoje eu trouxe essa receita que tenho feito bastante nos últimos dias.
Acho essa receita muito prática para um café da tarde ou receber aquela visita no fim de semana. Por ser pequena, rende em média 6 pedaços, então não tem grande durabilidade ou o risco de desperdício. Afinal, banana é uma fruta delicada e mesmo depois de assada, devemos evitar consumi-la depois de alguns dias. O ideal é o consumo imediato, pois é quentinha que sentimos o gosto do aconchego. Ainda mais quando servida quente acompanhada de um bom café.
O segredo é começar pré aquecendo o forno. Você deve ligar em temperatura média cerca de 10 minutos antes de colocar a torta, que é o tempo perfeito para você pesar os ingredientes e fazer a massa.
Para fazer a massa, junte a farinha, açúcar e manteiga e mexa bem até virar uma farofa. Se quiser pode usar o processador, ou a batedeira. Qualquer processo para essa torta serve. O aspecto dela é rústico, então não é necessário uma massa perfeita.
Para fazer o recheio, junte a banana, a água e a canela e leve ao fogo como quem faz geleia. Mexa bem até engrossar.
O cuidado com a torta é no processo de assar. Tem que levar um pouco ao forno, assar até ficar levemente dourada e ter cuidado para não levantar bolhas. Se levantar, é só retirar ainda quente e jogar o recheio por cima. Levar ao forno novamente e terminar de assar.
Depois de assada, você deve finalizar servindo com chantilly, a gosto. Eu opto sempre pela versão feita com creme de leite fresco, mas qualquer variação cai bem nessa receita. O importante é que ele traz leveza ao prato e eu particularmente acho que não fica a mesma coisa sem ele.