Outono é a época dessa fruta linda e maravilhosa que é a Tangerina. Então pensei em fazer um Crumble de tangerina, como sobremesa para a estação. Aqui em São Paulo costumamos chamar as tangerinas de mexerica, assim como no sul aparecem como bergamota. Não importa como você chame, se mais docinha ou azeda, nacional ou importada, o importante é aproveitar essas delicias que tem a cara de outono.
E olha que um crumble para essa época é uma ideia perfeita. Porque o docinho da farofa combina super com o azedinho da fruta, gerando uma sobremesa bastante equilibrada e diferente. Bem semelhante a mistura de calor e frio que temos nessa época.
Talvez você não saiba, mas a receita de Crumble surgiu durante a segunda guerra, quando a europa enfrentou severa escassez de alimentos. Farinha, manteiga e açúcar eram racionados, o que tornava a produção de sobremesas tradicionais, como tortas, um desafio. Então essa receita surge como uma alternativa mais simples e econômica às tortas, utilizando uma cobertura de farofa feita com farinha, gordura (manteiga ou margarina) e açúcar. E até hoje ela segue sendo popular, porque além de econômica, é muito fácil de fazer, não exigindo grandes habilidades na cozinha.
Eu particularmente gosto muito de Crumble, que além de toda essa facilidade, traz uma textura de farofa única, que harmoniza bem com diferentes tipos de frutas. É aquela coisa do contraste que citei acima, bem coerente com outono. Por isso recomendo testar essa receita, afinal não tem como ter erro. É a delícia do sucesso.