Esse tempinho nublado e de chuva pede um delicioso bolinho para o café da tarde. Por isso a receita de hoje é a minha versão simples do Bolo de pão de ló com cobertura de glacê, uma receita muito prática para fazer bem rapidinho e garantir aquele cafezinho especial do dia a dia.
Confesso que eu demorei muito para fazer um pão de ló decente. Testei dezenas de receitas e sempre fracassei miseravelmente. Mas essa é especial, pois é super simples de fazer e reduz muito a chance de erro. Um pão de ló bem feito é um clássico né? Não tem como não passar por ele.
Alias, uma coisa importante a se dizer sobre o bolo pão de ló é a sua maciez. Pela composição de ovos, o bolo fica macio em qualquer temperatura e tem um sabor leve, quase aerado. Eu diria que é uma boa base para bolos de festa também, principalmente porque essa versão é mais básica, então combina bem com recheios e coberturas mais pesadas. Provavelmente por isso foi a minha escolha para um bolo da tarde. O básico que nunca falha.
Após assado, espere o bolo esfriar completamente antes de colocar a calda por cima. Recomendo que você use algum tipo de suporte (como grade) para despejar a calda e garantir o reaproveitamento do que escorrer por baixo. O tempo para secagem completa da calda é de cerca de 2 horas (em tempo seco) e depois disso, você já pode servir que ela estará com aquele aspecto firme, que quando corta chega até a fazer barulhinho. Essa é uma calda muito versátil que serve para diversos pães e doces.