Compartilhe

Resumo

close
expand_more
3 de setembro de 2025

Planejando uma casa: como fazer um projeto visual sem ajuda profissional com uso da tecnologia

Quando pensamos em mudar a casa, seja para uma reforma, ou uma nova decoração, surge um desafio: como podemos visualizar o resultado antes de colocar a mão na massa? Nem sempre é possível contratar um arquiteto para esse processo — especialmente em pequenas reformas ou quando o imóvel é alugado. Mas hoje existe uma forma criativa e acessível de temos uma visualização, fazendo projetos visuais com ajuda da tecnologia.

Eu usei essa técnica para criar o projeto para a nova versão do aptox (que você pode conferir completo na galeria de imagens acima). E julgo que foi algo que me ajudou muito a colocar as minhas ideias de forma concreta e tomar decisões pontuais sobre detalhes e acabamentos. Por isso espero que essas dicas também te ajudem a criar o seu próprio projeto.

Criando a base no The Sims

O The Sims é um jogo famoso por permitir que você construa casas do zero. Eu mesma sou apaixonada desde que era criança. Ele possui diversas opções de móveis e ferramentas que podem te ajudar a construir uma ideia do zero. Claro que há algumas limitações. Você se restringe as opções de móveis, pisos e estilos que nem sempre refletem a realidade. Mas você consegue definir a planta, os cômodos, a disposição dos móveis em alguns casos, testar diferentes cores e estilos de decoração.

Por isso, para a pequena reforma da nova versão do aptox, usei esse jogo para criar a base do projeto e testar diferentes combinações de cores e estampas. Por exemplo, testei como ficaria uma parede preta, como seria o banheiro com os adesivos e os metais dourados, se cairia bem as prateleiras… Muitas decisões foram tomadas construindo esses espaços por ali e foi um verdadeiro exercício de projeção e idealização de cada espaço.

Do jogo para imagens realistas com uso de Inteligência artificial

Depois de montar o geral da sua ideia via jogo, chega a hora de deixar tudo mais real. Você pode enviar as imagens para alguma IA generativa que pode transformar aquela ideia em um projeto mais realista. Com isso é possível fazer ajustes e tornar aquelas imagens mais próximas do resultado final, te ajudando a tomar decisões pontuais, sobre detalhes e acabamentos.

Uma dica que usei é enviar imagens de itens que tem na sua casa. Por exemplo, no corredor queria simular como ficaria um quadro que já tinha, então enviei a imagem para a ferramenta que criou perfeitamente o resultado. Também fiz isso com puxadores de móveis, luminárias e etc. Assim consegui simular bem próximo do que seria na realidade.

Importante: Esse post se trata de uma sugestão para criação de projetos visuais com a finalidade de projeção decorativa. Não serve para criação de plantas, análise de impactos técnicos ou como instrução para obras. Para isso, consulte sempre um profissional engenheiro e arquiteto.

Praticidade, diversão e otimização

Planejar uma casa sem ajuda profissional não é tarefa fácil, mas hoje a tecnologia traz ferramentas que aproximam esse sonho da realidade. Usar o The Sims como base e depois transformar a ideia em imagens realistas com o uso de inteligência artificial é um método criativo, acessível e que pode ajudar muito na hora de tomar decisões. Claro, nem tudo fica perfeito. Tem detalhes que não são possíveis simular e pontos técnicos que eles não são capazes de orientar. Por isso sempre recomendo a ajuda profissional. No entanto, para fazer esse exercício de entender o que deseja e tornar mais palpável, essas são dicas e formas que ajudam e muito nesse processo.

Espero que tenha gostado da dica. Um abraço e até a próxima.

Leia esses
também

Planejando um novo lar: definindo estilos e referências

Como definir as referências no planejamento de um novo lar

Por onde começar a planejar um novo lar?