Daqui a pouquinho começa o outono e essa é a última receita dessa temporada de verão. Uma gelatina de coco que já entrou na lista de sobremesas muito fáceis para fazer sempre que possível. Até porque é uma receita relativamente saudável, pouco calórica e que tem uma textura fabulosa. Ela é cremosa e aerada, leve, mais de sabor profundo. Não tem como não querer experimentar.
Em alguns contextos essa receita pode ser confundida com uma maria mole, mas a consistência mais cremosa e o sabor úmido e marcante do coco fazem essa diferenciação. Tudo está nas texturas. Alias, essa é uma receita sobre isso. Então explorar, é uma opção, inclusive misturar tipos diferentes de coco. É uma proposta interessante.
Outro ponto é a versatilidade. Essa é uma receita que você pode fazer como uma sobremesa mais simples, ou mesmo armazenar para consumir como um lanchinho da tarde naqueles dias corridos ao longo da semana. Sendo uma opção de gelatina caseira, você pode controlar os níveis de açúcar, te ajudando a manter uma alimentação mais equilibrada ao longo da semana.
Um segredo para criar complexidade de sabor é misturar tipos diferentes de coco. De repente colocar fresco com úmido, ralado com pedaços mais triturados… Isso cria diferentes sensações quando colocamos um pedaço na boca.