Em uma superfície limpa e lisa, abra a massa folhada com um rolo na espessura de 0,5cm. (se você comprou a massa pronta, não precisa abrir com o rolo pois já está em uma espessura adequada).
Corte retângulos de aproximadamente 10x25cm de massa e separe-os. (eu particularmente cortei 8 pedaços, mas você pode querer menos ou mais a depender de quantas camadas deseja no seu bolo)
Em uma forma antiaderente (ou de cerâmica), pincele uma camada de manteiga no fundo da forma.
Em seguida coloque os retângulos na forma, com uma margem de 2cm entre uma peça e outra para que não grudem enquanto estão assando.
Leve ao forno em temperatura alta (220º) por cerca de alguns minutos até você perceber que a massa começou a ficar dourada. Quando atingir esse ponto retire.
Retire os retângulos assados da forma e armazene-os em um recipiente adequado até a hora da montagem.
Preparando a mousse branca
Em uma tigela ou batedeira, bata o creme de leite no ponto de chantilly. Reserve (na geladeira).
Derreta a barra de chocolate. Eu fiz o processo em banho-maria, mas você pode derreter no micro-ondas tomando bastante cuidado para não queimar o chocolate (faça o processo de 30 em 30 seg).
Despeje o chocolate enquanto ele ainda está líquido dentro do chantilly previamente batido. Misture delicadamente até o chocolate incorporar totalmente no chantilly, deixando uma coloração levemente bege e uma consistência mais sólida.
Coloque essa mistura dentro de um recipiente tampado e armazene em local refrigerado.
Fazendo a montagem
O primeiro passo para iniciar a montagem é picar as frutas em pedaços pequenos. Para que estejam bem fresquinhas, opte por fazer essa passo um pouco antes de servir o bolo.
Na travessa onde deseja montar, coloque uma camada de massa folhada. (eu usei 2 retângulos como base e seguia proporção nas demais camadas).
Em seguida cubra a massa com mousse branca, de forma que não fique exagerada nos cantos. (use uma espátula para lhe ajudar a espalhar).
Coloque camadas das frutas de sua preferência, na composição que desejar. Eu preferi separar fileiras por tipo de fruta, mas você pode preferir misturar tudo. Faça do seu agrado.
Repita o processo até acabar a massa, a mousse e as frutas. No meu caso foram 4 camadas e eu fui calculando para não faltar nenhum dos ingredientes.
Se preferir use flores na decoração. Eu usei pequenas margaridas, tomando muito cuidado para retira-las na hora de consumir o bolo.
Notes
Observações importantes:
Preparar a massa é a parte mais difícil da receita. A minha dica é, em nenhum hipótese use uma forma que não seja antiaderente. A chance da sua massa grudar é enorme pois a massa folhada é muito delicada e na hora de tentar tira-la ela vai acabar se desintegrando. Se não tiver forma antiaderente use papel manteiga e não se esqueça de pincelar manteiga ou margarina antes de colocar a massa folhada.
O ponto de assar a massa folhada é muito delicado, então não faça outras tarefas enquanto aguarda esse processo, fique atento e observe. Quando começar a dourar as bordas, desligue. Se a massa assar demais ficará quebradiça e se assar pouco ficará crua. Na dúvida abra a tampa do forno e sempre use seu olhar para discernir o melhor ponto para retirar a massa.
Provavelmente você não conseguirá assar todos os retângulos de uma única vez. Eu mesma assei apenas dois por vez e levei cerca de meia hora para assar tudo. É um processo simples: coloque a manteiga, os retângulos e já leve ao forno. Quando estiver no ponto retire e imediatamente coloque manteiga novamente na forma, coloque também mais retângulos e leve novamente ao forno. Repita esse processo até ficar pronto. E ah, importante: talvez na primeira vez você quebre sua massa (tudo bem), acontece. Por isso é bom fazer a mais para garantir essa margem de erro.
É muito importante que você retire os retângulos da forma enquanto ainda estão quentes. A massa folhada fica mais dura quando esfria e depois disso será quase impossível retira-la. Tenha cuidado para retirar a massa e use uma espátula para lhe auxiliar no processo.
Sobre o chantilly a minha dica é: um creme de leite de qualidade irá dar mais consistência na mousse, então é altamente recomendado. Também tome cuidado com a incorporação do chocolate no mesmo, pois dependendo da qualidade do creme, se você bater demais vai ficar muito líquido e irá estragar sua receita.