Outono é aquela época em que começamos a pensar em comidas quentinhas e aconchegantes, como esse pão de chocolate, que é perfeito para um café da tarde especial.
A minha inspiração para compor essa receita foi o clássico “pain au chocolat” que é uma espécie de folhado de chocolate muito tradicional da confeitaria francesa. Essa ideia surgiu depois de um episódio de desperate housewives, em que a personagem Bree fala sobre suas receitas de café da manhã favoritos. Eu fiquei com vontade de experimentar, mas como esse tipo de pão é um pouco difícil de fazer, busquei adaptar o sabor o sabor macio e amanteigado à uma versão mais simples, com poucos ingredientes e que pode ser feito em qualquer casa.
Então espero que você goste dessa receita, afinal o cheirinho de um pãozinho caseiro assando é algo que alegra qualquer tarde e você ainda pode congelar para assar sempre que precisar daquele gostinho especial de chocolate no seu dia.
Para fazer um bom pão é preciso ativar o fermento e para isso deve misturar água morna, o açúcar e o tablete de fermento biológico. Depois adicione os ovos e a manteiga e mexa bem com uma colher. Por fim adicione a farinha de trigo e mexa até todos os ingredientes incorporarem na massa. Depois pegue pequenos pedaços de massa e abra a massa na sua mão formando uma espécie de conchinha. Adicione o chocolate no meio do massa e feche as pontas, formando uma bolinha com as mãos. Coloque em uma forma plana untada e repita o processo. Mas deixe uma distância de 10cm entre uma bolinha e outra. Deixe a massa descansar e depois leve para assar no forno 180°.
A textura correta da massa é no ponto macio mas que não grude nas mãos. Então se precisar adicionar um pouco mais de farinha para atingir o ponto, pode adicionar. As vezes pela qualidade da farinha isso se torna necessário.
É importante deixar a massa descansar e crescer em um local fechado por cerca de 3 horas.