Fazendo lindas velas para presentear no natal

Presentear pessoas queridas no Natal com algo feito à mão é uma tradição que mantenho há alguns anos. Gosto da ideia de espalhar amor — de a pessoa sentir aquele aconchego ao receber algo feito especialmente para ela. Algo no qual dediquei um pouco do meu tempo, com o coração cheio de carinho. Por isso, este ano não poderia ser diferente. Busquei algumas ideias de lembrancinhas e logo pensei que velas artesanais seriam uma ótima escolha para presentear nesse Natal.

Velas representam algo que gostaria de entregar às pessoas: o poder do fogo, o aconchego do calor e o cheiro de lar. Acredito que acender uma vela é um ritual poderoso, que acalma, acolhe e energiza. E pensar em oferecer uma pequena dose desse carinho, para a pessoa usar ao longo do ano, me pareceu realmente a melhor forma de encerrar um ciclo.
Velas caseiras para presentear no natal: o passo a passo
A minha escolha de materiais foi simples e rústica, porque a ideia era fazer algo bem caseiro.
- Usei uma vela grande de parafina comum e derreti em uma panela.
- Para aromatizar, optei por ingredientes que tivessem a ver com o natal. Adicionei na panela ainda no fogo a canela em pau, pedaços de gengibre fresco picados e um pouco de extrato de cravo.
- Deixei cozinhar e após uns 3 minutos desliguei o fogo.
- Imediatamente despejei a mistura em pequenos potes de vidro que foram reaproveitados dessas papinhas de bebê que a gente compra em mercado.
- Usei o pavio da própria vela de parafina para compor as novas velas.
- Esperei esfriar um pouco e quando a consistência da vela estava mais firme, mas ainda mole o suficiente para inserir algo, coloquei o pavio centralizado.
- Depois deixei esfriar completamente para manusear as embalagens.
- Pintei as tampas dos potinhos com tinta preta fosca e usei pequenas etiquetas para decora-las.


E no fim, ficaram bem artesanais como esperado. Como foi um processo delicioso, pretendo manter essa tradição por muitos anos. Afinal, acredito que a vida é feita desses pequenos carinhos que a gente cultiva em nossos corações 💓
Espero que tenha gostado. Vejo você na próxima!