Colocando Pastilhas Resinadas estilo Metro White em apartamento alugado
Uma das dúvidas que mais recebo lá no Instagram é sobre o revestimento que coloquei na minha cozinha: as famosas pastilhas resinadas estilo Metro White. Muita gente me pergunta se pode usar esse tipo de material em apartamento alugado, como foi a instalação, se danifica a parede, entre outros detalhes. Hoje, vou contar tudo sobre essa escolha que transformou o ambiente de forma prática, rápida e sem quebradeira — perfeita para quem busca renovar o lar, mas por qualquer motivo, não pode investir em algo definitivo.

O que é metro white e porque pastilhas resinadas?
Para quem não conhece, Metro White é um revestimento clássico que ficou muito famoso recentemente devido a disseminação do estilo de decoração americano e escandinavo. Ele é facilmente encontrado em muitos projetos de interiores, inclusive de locais públicos, como os metrôs de algumas capitais do mundo e franquias famosas como Bacio di Latte e Starbucks. Devido a sua enorme popularidade, as pessoas começaram a desejar ele em suas casas e apartamentos, embora muitas vezes uma reforma não seja possível. Nesse contexto surge a pastilha resinada. Um revestimento adesivo em 3D que traz essa estética de forma acessível e provisória.
A pastilha resinada é mais econômica?
Já contei nesse outro post que considero qualquer investimento desse tipo bastante particular. Ao contrário do que muitos divulgam essa NÃO é uma alternativa tão barata. Isso porque se calcularmos o valor da metragem de ambos, no momento atual, se equipara. E mesmo que não tenhamos o custo da mão de obra na aplicação do adesivo, temos que ter em vista que um revestimento cerâmico é para vida toda, enquanto o adesivo não. Portanto financeiramente não é a melhor opção. No entanto, pode ser uma ótima alternativa na impossibilidade de fazer uma obra, como no caso de imóveis temporários e alugados. Nesses casos a pastilha é mais que indicada.
Excelente solução para apartamento alugado
E foi por isso que optei por ela. Devido o meu apartamento ser alugado, queria uma solução que fosse facilmente revertida, pois não podia fazer nenhum tipo de mudança estrutural no imóvel. Como a pastilha é autoadesiva, pretendo retira-la quando tiver que devolver o apartamento, não tendo assim nenhum tipo de problema. O investimento foi considerável (por ser algo não tão duradouro), mas essa foi uma escolha muito pensada e na somatória de fatores considero acertada, pois é um detalhe que fez toda diferença na cozinha.

Respondendo as principais dúvidas
Por fim, acho que a melhor forma de explicar a minha experiência é respondendo as principais perguntas por tópicos. Assim fica tudo bastante organizado e você pode ter uma dimensão mais total de todos os parâmetros 😊
Como as pastilhas vieram?
Elas chegaram em placas adesivas em uma caixa muito pequena. É importante você não ter uma grande expectativa, as pastilhas são pequenas e vem em uma folha de adesivo bem fina que na verdade lembra muito uma fita isolante (tanto que usei fita isolante para fazer os acabamentos). A foto em cima são das placas soltas, dá para ter uma dimensão de como são.
E como foi a instalação?
Bem difícil para mim. Mas creio que isso é relativo. Você vai precisar ter muita paciência e precisão. É como colar um adesivo, você tem que ir medindo para não ficar torto, considerando as deformidades da própria parede. Como a parede aqui era um pouco torta foi mais difícil e não ficou perfeito. Alias se você é perfeccionista, vai sofrer! Em 90% das paredes que eu vi na internet eu achei algumas imperfeições. É uma aplicação adesiva, não vai ficar igual a um acabamento feito por um azulejista.
Qual foi o valor que você gastou nas pastilhas e qual a metragem? Você teve que medir antes?
As medidas e valores são aproximados: cerca de 2×0,60cm ~ em torno de R$500,00 para uma parede pequena. E sim, tive que passar a medida que queria colocar no ato da encomenda.
As peças vem cortadas? Como faz com torneira e tomada?
Não vem cortadas. Você deve fazer o corte. É um pouco chato, mas é possível de ser feito.
É fácil de limpar?
Muito! As vezes eu passo até desengordurante (o que não é recomendável por ser muito agressivo), mas nunca tive problema. O revestimento continua intacto.
É reutilizável? Dá para reaproveitar em outro espaço?
Sim! Creio que a maior parte dele. Você pode retirar o adesivo e reutiliza-lo. Na pior das hipóteses caso perca a cola pode retirar as pastilhas brancas e colar em outra superfície adesiva. A única parte que não dá para aproveitar são os cortes de torneira e tomadas. Essas partes tem que ser substituídas.
Pode molhar?
Olha eu acho que sim. Eu coloquei na parede da pia e a maior parte das pessoas fazem isso. Até agora não teve nenhum indício de descolamento. Está tão fixo como no dia da aplicação.
Qual a durabilidade? Rasgou? Desbotou?
Como eu disse, ele é bastante resistente. Mas não creio que dure mais que uma década, então no fim das contas, é algo temporário. Mas no tempo que estou usando não desbotou.
Dá para cobrir toda a parede? Como harmonizar com o restante do cômodo?
Acho bastante improvável. Para colocar em toda cozinha você teria que investir um valor considerável. Por isso a minha dica para harmonizar é usar outros tipos de revestimento descartáveis, como papel de parede ou adesivo vinílicos. Eu mesma usei fita isolante e ficou bem charmoso. Toda essa parede preta da foto no início foi feita com fita isolante.
Pastilhas resinadas: Conclusão final
Espero sinceramente ter ajudado. Estou muito feliz com a escolha, mas é preciso ser realista para que você não faça um investimento cujo qual possa se arrepender depois. Quando eu encomendei as minhas placas não tinha muita informação na internet e as poucas pessoas que usaram disseram ser tão fácil que eu realmente me iludi um pouco. Mas a verdade é que tem os seus pontos negativos e de repente, a não ser que você seja MUITO fã mesmo de Metro White, talvez não valha tanto a pena para ti.
Ah, e caso sua dúvida não tenha sido respondida, me manda uma mensagem no instagram que eu terei todo prazer em responder. 😘